Energia Solar e Geração

O mais comumente utilizado são os moto-geradores à diesel, para situações de emergências e situações isoladas da rede elétrica.

Porém, os painéis fotovoltaicos e as turbinas eólicas têm se destacado pelas formas alternativas de se obter energia elétrica além das térmicas e suas caldeiras, e as hidrelétricas.

No Brasil a energia solar tem crescido a passos lentos devido a falta de incentivos consideráveis.

Ainda temos os no-breaks que fornecem energia através das baterias estacionárias, quando da falta de energia da rede de distribuição.


Sistema Fotovoltaico


O sistema ON-Grid consiste em um sistema de geração distribuída interligado a rede de distribuição da concessionária local de forma que a energia excedente não consumida pela carga local, que é gerada pelo sistema fotovoltaico, seja fornecida a ela gerando créditos de energia em kWh. Assim durante o período de baixa eficiência do sistema ou principalmente na falta de luz quando não haverá geração, o consumidor deverá consumir a energia proveniente da rede de distribuição convencional, deduzindo dos créditos gerados.



O sistema de geração fotovoltaica consiste na instalação de placas de silício (painéis de silício) que expostas na incidência da luz gera energia elétrica. O sistema apresenta sua máxima eficiência durante o horário compreendido entre 10:00h e 15:00h (total de 5 horas), em que o sol estará mais alto reduzindo a incidência de sombreamentos laterais.

Esta energia é gerada na forma contínua que coletada através de condutores de cobre (fios) é levada a inversores de frequência que a converte em alternada e disponibiliza na frequência convencional (60hz no Brasil) na condição ideal para ser utilizada. Isto é feito no âmbito do ponto  de interligação com a instalação elétrica do cliente (Quadro de disjuntores) e assim às cargas.

A figura mostra uma conexão típica de um sistema on-grid.


Deve-se levar em consideração que para qualquer sistema fotovoltaico, a presença de sombreamentos reduz significativamente a eficiência dos painéis e da geração como um todo, principalmente daqueles que estão conectados em série para atingir a potência máxima especificada para o sistema. Assim deve-se evitar a presença de “barreiras” como árvores e edificações mais altas, no entorno do local onde estão previstos serem instaladas as placas fotovoltaicas, quando possível, evitando assim sombreamentos indesejados.

Faça uma simulação do sistema solar a se colocar na sua residência, comércio ou indústria e o investimento necessário através do nosso simulador.


Desenvolvido por Portal Solar




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futuro da energia a combustivel fóssil!

Gerenciamento de projetos

tgieletrica.com.br